13 de jun. de 2010

Em casa

É bom estar em casa. Acho que depois de mais de 4 meses aqui, acho que dá para afirmar com certeza que estamos em casa agora. A constatação ficou evidente depois de uma semana fora do Japão (eu em BSB a trabalho, L. nas Filipinas visitando uma amiga), foi ótimo viajar, mas foi suficiente para ter saudades de nossa casa.

Nossa casa é aqui, porque antes L. vivia na minha casa, zoneada e de decoração polêmica, em Buenos Aires. Aqui, apesar da maioria dos móveis serem os mesmos, montamos e guardamos tudo juntos. A casa, diga-se de passagem, ficou linda. Acabamos fechando com o apartamento mencionado no post anterior. Nesta semana o processo de instalação, alegro-me em dizer, finalmente terminou, quando um pé de limão, antigo sonho de consumo caipirinístico, foi colocado na sacada, no ponto onde pega mais sol. 

A partir deste fim de semana, portanto, não temos mais que sair pela cidade buscando coisas para a casa, estou feliz que esse processo acabou. Acabou a fase de chegada a Tóquio, agora podemos nos preocupar em aproveitar e nos adaptar. Demorou, demorou muito. Por dois meses tivemos que segurar um perrengue financeiro que, no fim, foi causado por uma mistura de lentidão com barnabeísmo (pleonasmo?). Mas demorou principalmente porque nossas coisas não chegavam, foram incríveis 112 dias desde que foram encaixotadas até a entrega. Esses dois fatores conjugados deixaram a gente em um estado de animação suspensa, que depois se transformou em uma frenética busca pelo que faltava.

Thoreau se orgulhava de ter construído sua cabana no lago Walden com as próprias mãos, ao homem atual nos restou armar estantes de compensado vagabundo feitas na China a partir de um desenho europeu vendido como refinado, mas que visa apenas a produção em massa, não o objeto. Isso ilustra perfeitamente que há algo de muito errado nessa tal pós-modernidade. Desenvolvi um ódio gutural pela Ikea nesse período, só não maior do que pelo bigodinho do maldito encarregado de nossa mudança. 

Agora eu preciso arrumar outra coisa do que reclamar =)

2 comentários:

  1. Falta postar fotos da casa nova. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Q coincidência: estou atrás de um pé de limão pra pôr na sala, tb. :)

    Thoreau sucumbiria à modernidade. Ou não? :D

    ResponderExcluir